Canalização
A canalização é constituída por toda a rede de canos e tubos de uma habitação. Esta inclui a Rede de Água, a Rede de Esgotos e a Rede de Gás. O sistema de canalização desempenha um importante papel numa casa ou empresa podendo representar um avultado prejuízo e transtorno caso não esteja nas condições adequadas.
Por regra, as canalizações dos edifícios deverão ser substituídas a cada 25 anos de forma a garantir as perfeitas condições de utilização. Muitos edifícios têm instalações datadas, ultrapassadas e eventualmente perigosas. Os materiais utilizados em canalizações são, hoje em dia, mais seguros, eficazes e duradouros.
Canalização de Água – Nas canalizações de água antigas há frequentemente rupturas, infiltrações e água que chega às torneiras com partículas, cor ou sabor estranhos. As pequenas reparações não são mais que, muitas vezes, o adiar da resolução de um problema maior.
Os diversos remendos na canalização poderão ter um custo final superior ao da opção definitiva de substituição total da canalização acrescendo os custos de reparações associados às infiltrações e rupturas.Canalização de Esgotos – Apesar de superior à canalização de água, dados os materiais utilizados, também a canalização de esgoto tem um tempo de vida útil, a partir do qual, podem começar a surgir problemas como infiltrações e maus cheiros.
Canalização de Gás – Os problemas nas canalizações de gás podem ter consequências que ultrapassam os prejuízos. O risco de explosão é sério mesmo para pequenas fugas, sendo o risco de vidas uma realidade. Dada a perigosidade, estas instalações estão sujeitas a medidas de fiscalização muito específicas, sendo comum a proibição, por parte das autoridades, do fornecimento de gás a todo o edifício até à correcção ou substituição da instalação.
A intervenção habitual nas Redes de Água e nas Redes de Gás é semelhante podendo colocar-se a canalização por dentro das paredes (abrindo roços e substituindo a canalização existente) ou por fora das paredes (não mexendo na canalização existente e colocando a nova sem substituição). A intervenção na Rede de Esgotos obriga à abertura de roços e substituição da rede existente.
Os materiais utilizados na tubagem diferem consoante o tipo de aplicação dos mesmos e do tipo de intervenção. A escolha deve levar em linha de conta a finalidade da canalização, as pressões e temperaturas a que está sujeita e as condições de exposição para além da expectativa de vida útil do material da tubagem. Existem dois grandes tipos de tubos de canalização, os de metal e os de plástico:
Tubos Metálicos
- Cobre – Muito resistente à corrosão e a altas temperaturas. São os mais utilizados na canalização de habitações.
- Aço Inoxidável – Mais caros e, por isso, menos utilizados na construção civil.
- Aço Galvanizado – Utilizados em canalizações durante muitos anos. Estão a ser substituídos pelo PEX (material plástico).
Tubos Plásticos
- PVC (Policloreto de Vinilo) – Utilizado, normalmente, para condução de águas a grandes pressões. Apenas indicado para águas frias pois é moldável com o calor.
- PEX (Polietileno Reticulado) – Tem uma elevada resistência térmica, sendo muito utilizado nos sistemas de aquecimento à base de água.
- PPR (Polipropileno Copolímero Random) – Resistente a temperaturas elevadas e com baixa condutividade térmica, conservando a temperatura da água transportada por mais tempo e dispensando a necessidade de isolamento térmico.
Tubos Multicamadas
- O material plástico utilizado para as camadas interna e externa é o polietileno reticulado (PE-X), enquanto a camada intermédia metálica é de alumínio. A camada externa garante um perfeito isolamento do tubo contra a corrosão. No tubo multicamada as vantagens típicas do tubo metálico somam-se às do tubo em plástico e ao mesmo tempo as qualidades de um material compensam as fragilidades do outro.
A equipa da CASA VIVA ajudará na escolha da melhor solução para si.
Possuímos os parceiros certos para todo o tipo canalizações comerciais ou residenciais.
Fale connosco. Dê à sua casa a vida que há tanto deseja.
Para saber mais contacte-nos através do número azul 808 304 304 ou envie-nos um pedido de orçamento grátis.